segunda-feira, 17 de março de 2008

SINTEAC DE ACRELÂNDIA COMEMORA SUA PRIMEIRA CONQUISTA EM 2008


A presidente do Núcleo do Sinteac em Acrelândia, Socorro Lima, anunciou a primeira conquista da nova gestão para a categoria do município. Trata-se do reajuste salarial de 35% para professores e funcionários das escolas. O aumento foi aprovado pelos vereadores, que ratificaram negociação entre as comissões do sindicato e da prefeitura.

“O processo de negociação foi rápido e objetivo, haja vista 2008 é um ano eleitoral e a legislação impõe prazos para a concessão de reajustes salariais. Como tínhamos os dados dos repasses do Fundeb e do quadro de funcionários, fizemos uma proposta em cima do mínimo e sem medo de errar”, disse a presidente.

Socorro Lima acrescentou que, apesar da contraproposta da prefeitura ser apenas de 13%, foi possível provar com dados reais que o sindicato tinha em mãos.
Segundo a sindicalista, o prefeito Vilseu Ferreira (PP) mostrou-se acessível às negociações e, diante dos dados provados, deferiu imediatamente o que o sindicato reivindicou.

O Sinteac acompanhará a movimentação dos recursos do Fundeb durante todo o ano letivo. O que sobrar dos 60% dos repasses será dividido em abono aos professores, como vem sendo feito.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Em resposta aos comentários postados no blog




1º Comentário sobre a Matéria:


A gente precisa parar


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac), luta para que seja feito a Equiparação salarial dos trabalhadores em Educação, contamos também com o aumento de 30% para 60%, sendo de complemetações salariais dos Técnicos Administrativos Educacionais defendemos essa tese de que a proposta seja atendida pelos governos.




2º Comentário sobre a Matéria:


Pautas do Conselho deliberativo


O Sindicato reponde a quem se identificou pelo nome de Rima, que torna-se difícil passar uma explicação detalhada para alguém que não participa dos conselhos, que não acompanha as lutas do Sindicato em prol da categoria, o questionamento feito por alguém que não coloca seu nome por completo.

"Se tiver disponibilidade de se identificar, estou disposto a esclarecer pessoalmente, cada pauta questionada", afirma Manoel Lima.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Educação pára um dia para não parar o ano

Trabalhadores em Educação do Estado do Acre paralisam as atividades nesta sexta-feira, 14, para alertar o governo sobre a necessidade de cumprir a pauta de reivindicação da categoria, que foi acertada com a equipe de negociação da administração estadual. A paralisação também acompanha a deliberação do XXX Congresso da Confedera-ção Nacional dos Trabalhado-res em Educação (CNTE), realizado entre os dias 16 e 20 de janeiro, em Brasília (DF). “Iremos parar um dia para não sermos obrigados a paralisar todo o calendário anual nas escolas”, alerta o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac), Manoel Lima. Os trabalhadores em Educação do Acre não exigem nada o que não tenho sido negociado com a equipe do governo, como o pagamento da segunda parcela da isonomia salarial, que já deveria ter sido paga. “Quando o projeto de isonomia foi aprovado na Assembléia Legislativa, os próprios membros do governo foram para a imprensa falar sobre o pagamento da segunda parcela após cinco meses da aprovação. Agora, mudaram a conversa. Não iremos ficar de braços cruzados esperando”, alerta Lima. A pauta de reivindicação do Sinteac não se resume à segunda parcela da isonomia. Há muitas outras.















Poesias de Cordel (alunos da Professora Rosana souza)




O Curso de Pedagogia


Deus, daí-me expiração
para escrever em versos rimados,
sobre o curso de pedagogia
há muito tempo esperado,
que só em dois mil e seis
pôde ser iniciado.

Ano dois mil e seis
em busca da prosperidade
cursando pedagogia
enfrentamos a faculdade,
que além de conhecimento
fizemos novas amizades.

Janeiro de dois mil e sete
nova etapa é iniciada,
tivemos a felicidade,
boas notas foram alcançadas.
No encerramento da etapa,
uma festinha foi realizada.

Nessa etapa de 2007,
tivemos a oportunidade
de estudar dez disciplinas
e tivemos a felicidade
de ter bons professores
que nos deixou saudades.

A professora Maria José trabalhou
Metodologia para prática de Investigação e
também com língua Portuguesa,
que nos chamou à atenção.
O professor Igor trabalhou,
Fundamentos Psicológicos da Educação

A professora Letícia Maria,
deu a sua contribuição,
trabalhou três disciplinas,
foi muito boa sua atuação
em Sociedade, História e Infância,
todas da educação.

Filosofia da Educação,
disciplina valiosa
estudamos com a professora
Cleonice Barbosa
Que além de competente,
É também muito bondosa.

Com sociedade e Educação,
a professora Elane veio trabalhar.
A professora Lizandra com Didática I
e organizações do trabalho escolar.
Portanto foram seis professores,
Que vieram nos ensinar.

Janeiro de 2008,
três do corrente mês
reinicia nossa luta
agora no módulo três.
passamos tanto medo que
quase enlouquecemos dessa vez.

A primeira disciplina
foi de muita perturbação,
pessoas com notas baixas
apelam pela recuperação,
acadêmicos desesperados
quase morrem do coração.

A professora Elane trabalhou
as duas primeiras disciplinas,
na primeira foi muita nota baixa
na segunda foi mais acima
felizmente no final
escapamos da ruína.

Terceira disciplina estudamos
com a professora Jocenilda,
que foi Didática II,
matéria bem desenvolvida
foi uma ótima professora
e jamais será esquecida.

Começa a quarta disciplina
quase final de semana,
novamente uma professora
essa com o nome de Rosana,
que até este momento
tem sido muito bacana.

Espero que seja assim
por toda eternidade.
Nós te adoramos professora,
Digo com sinceridade
Peço a Deus que lhe dê
Paz e prosperidade.

Meus versos aqui terminam
Aguardando outra oportunidade
Lamento não ter feito mais
Vou lutar de verdade
Isso eu posso afirmar
Não vou deixar acabar
O meu sonho de felicidade.

Malvino Alves de Assis

Uma nova direção um novo tempo de conquista


A diretoria do Sinteac Saúda e parabeniza todas as direções dos demais núcleos do Sinteac no interior do Estado. Em primeiro lugar pela forma combativa e determinada que os companheiros conduzem as lutas de nossa categoria em seus municípios, nós sabemos como é difícil enfrentar a disputa politica com as prefeituras e por isso fazemos questão de fazer essa saudação.Porém, o que se constituiu de mais importante nessa gestão foi a forma que encontramos de democraticamente compartilharmos com os dirigentes dos núcleos o enfrentamento politico junto ao Governo Estadual. E claro que isso só foi possível graças ao desprendimento politico dos companheiros que em muitas oportunidades desde o início de nossa gestão se deslocaram até Rio Branco para participar de inúmeras atividades, fortalecendo assim, as ações da direção Estadual.A tendência é que esse mecanismo seja aperfeiçoado durante todo período que durar a gestão, Unidade: A Marca da Nossa História. Certamente a adoção dessa estratégia justa renderá muitas conquistas para nossa categoria.

Assembléia Geral dos Servidores Municipais de Educação


O s servidores da Educação municipal reuniram-se em Assembléia Geral, no auditório do SEBRAE no dia 27 de fevereiro de 2008 às 9 horas, onde decidiram:

· Lutar pela Equiparação salarial entre a Prefeitura e o Estado e exigir da Prefeitura um documento se comprometendo com a construção desta Equiparação;

· Ampliação dos investimentos dos recursos próprios da prefeitura de 25% para 30% ;

· Exigir do Governo Municipal, uma definição de datas para Faculdade dos Funcionários de Escola;

· Gestão – lutar para democratizar a instrução normativa da SEME como também participar dos fóruns que discute carreira, formação e valorização dos trabalhos da educação municipal ;· Reposição da Inflação do período 2006 - 2007, mais ganho real ;· Aprovação de um projeto de Lei que regulamenta a Licença Prêmio dos Servidores da Educação Municipal, respeitando suas especifícidades.

terça-feira, 11 de março de 2008

Sinteac homenageia gestores das escolas públicas





O Sindicato dos trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac), reuniu na manhã de ontem, no Pinheiro Palace Hotel, cerca de 150 gestores das escolas públicas de Rio Branco. Na oportunidade foram feitas várias homenagens para as mulheres, que se dedicam à educação e colocados os desafios da categoria para os próximos anos, principalmente no que se refere à garantia da qualidade do ensino público.
Segundo o presidente do Sinteac, Manoel Lima, nos últimos anos muitas foram as conquistas dos trabalhadores em Educação no Acre. Mas ele lembrou que ainda existem muitos desafios, principalmente no que se realização de toda comunidade escolar.
“Nos reunimos os gestores das escolas para uma confraternização e um momento de união da nossa categoria. Estamos aproveitando para homenagear nossas mulheres, que são tão guerreira e que muito têm contribuído para nossa educação. Muitas foram nossas conquistas, mas sabemos que ainda temos muitos desafios e queremos continuar lutando muito”. Ressaltou Lima.
Sobre as conquistas, Manoel Lima lembrou que os trabalhadores conseguiram dar passos importantes para garantir melhores condições de trabalho. Ele lembra a implantação da Isonomia, uma luta que durou mais sete anos, além da convocação dos concursados e a permanência de professores na tabela do Plano de Cargo Carreira e Salários dos Servidores.
O encontro de confraternização acompanhado de um café da manhã para os convidados entre diretores de escola, serviu também para comemorar o Dia Internacional da Mulher.