quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

BREVE HISTÓRICO DE LUTAS E CONQUISTAS

As eleições para diretores aconteciam à revelia da lei, graças a luta e unidade dos trabalhadores em educação em anos anteriores com aprovação da Lei de gestão em 2003. A partir da lei a comunidade escolar pode exercer a democracia elegendo os gestores, deixando de ter diretores indicados. E com a reformulação da lei, conseguimos também implantar os conselhos escolares.


Enfrentamos prefeituras de direita que retirava o direito dos trabalhadores e descontavam salários dos trabalhadores quando estavam em greve e o sindicato ainda continua sendo processado e multado em uma indenização de cem mil reais para o prefeito por danos morais.

Conseguimos ampliar os recursos da educação de 25% para 30% no Estado, o que permitiu garantir a formação dos professores, assim como construção e ampliação de muitas escolas, adequando os ambientes escolares.


Em 1999 conquistamos a ampliação do PCCS estadual e iniciamos a luta pelo avanço salarial, nos anos seguintes passamos a implantar o PCCRs nos municípios do estado e continuamos a luta no âmbito municipal por melhores salários.

Conseguimos verbas a partir de 2000, para a manutenção direta nas escolas, onde a própria comunidade escolar pode administrar e aplicar dentro das necessidades; não esperando pelas secretarias, que muitas vezes demoravam anos para solucionar problemas, até mesmo problemas banais que a própria escola pode resolver.

Conquistamos a formação de nível superior para os professores, cumprindo uma deliberação da LDB e formação continua para os profissionais da educação. Já foram formados mais de 80% professores estaduais e municipais através de convênio com as prefeituras. Atualmente estão sendo formados os professores de zona rural.




Também conquistamos a formação de nível superior para os funcionários de escola. Já foram formados mais de 200 no pró - funcionários com realização de concursos públicos fechados para estes técnicos que foram contratados dentro de sua formação.

Nenhum comentário: