O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), por meio do seu Coletivo de Combate ao Racismo, está promovendo juntamente com o Fórum Étnico Racial, uma grande agenda com atividades que ocorrerão nas escolas da rede estadual de ensino, durante as comemorações da semana do Dia Nacional da Consciência Negra em Rio Branco.
20 de Novembro foi escolhido como dia Nacional de Consciência para homenagear o líder do Quilombo dos Palmares, assassinado neste dia durante uma emboscada na Serra Dois Irmãos, no ano de 1695, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.
Nas oficinas desenvolvidas nas escolas durante a semana de consciência, estão inclusos entre as atividades, capoeiras, desfile de beleza afro, culturas afro-descendentes, shows, além de orientações e materiais para a execução do projeto que culmina entre 20 a 30 de Novembro.
Segundo a coordenadora do Fórum Étnico Racional, Almerinda Cunha, os projetos que resgatam e valorizam a cultura e história da população negra, são desenvolvido não só na semana que antecede o Dia Nacional da Consciência, mas são trabalhados durante todo o ano nas escolas, onde são elaborados ações formativas para o exercício da cidadania, e perspectivas para ampliar as informações de análise e entendimento da estrutura social. Dessa maneira, a idéia é não produzir formas de racismos ou descriminações contra os afro-descendentes dentro e fora das escolas.
Em Janeiro de 2003, o governo brasileiro incluiu no calendário escolar, a Lei n° 10.639, que oficializa o dia 20 de Novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra no país. A mesma lei, também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Por tanto, os professores passaram a incluir em seus programas de aulas, temas sobre a História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
Comemorar esta data é uma forma de homenagear e manter viva a memória da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro.
Publicado no Jornal Página 20 no dia 11 de Novembro de 2009
Postado por Lane Valle
Nenhum comentário:
Postar um comentário