O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), promove hoje no Colégio Acreano, às 16 horas, para todos os coordenadores pedagógicos e demais profissionais docentes não regentes, uma assembleia geral para retomar as negociações junto ao governo e definir novas propostas com a categoria.
De acordo com o regimento escolar, artigo 129/2006 - Resolução CEE/TO, “a função de coordenação pedagógica é o suporte que gerencia, coordena e supervisiona todas as atividades relacionadas com o processo de ensino e aprendizagem, visando sempre a permanência do aluno com sucesso”.
Na opinião do presidente do Sinteac, Manoel Lima, é necessário definir e respeitar o papel do coordenador de escola, pois a função que esse profissional exerce não é reconhecida, tampouco valorizada. Segundo Lima, a figura do professor coordenador pedagógico é indispensável na escola, sendo que ele mantém uma postura democrática, contribuindo efetivamente no campo da formação docente, além de ser o elo entre o corpo docente e a direção escolar.
“Queremos demonstrar que essa assembleia é uma forma de o governo se sensibilizar com a categoria e aceitar as propostas que serão apresentadas negociando passivamente, pois se o governo não tiver como atender esse segmento, que é importante na educação, ele pode ter uma surpresa, ou seja, esses profissionais podem cruzar os braços e deixar centenas de escolas órfãs dessa função, onde a área pedagógica é extremamente necessária no conjunto educacional”, destaca.
O papel deste profissional contribui na gestão escolar e na elaboração das propostas pedagógicas, onde orienta alunos, pais e professores na formação e desenvolvimento escolar. Função pouca valorizada, e reconhecida, mas de acordo com Manoel Lima, esse quadro vai mudar a partir do momento que seu ofício for reconhecido dentro e fora da escola, além de ter duas reivindicações aceitas pelo governo.
A assembleia que ocorre logo mais no Colégio Acreano acontecerá hoje também nos demais municípios, onde serão votadas todas as pautas de negociações que serão entregues nos próximos dias ao governo.
Publicado no Jornal Página20 no dia 04 de novembro de 2009
Postado por Lane Valle
Nenhum comentário:
Postar um comentário