quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Aumento linear só em 2010

Liderados pela CUT, servidores municipais fazem reivindicações e chamam a atenção por melhores condições de trabalho

matria_1_-_greve_funcionrio_2_rs.jpgA Central Única dos Trabalhadores do Acre (CUT) promoveu no dia 04 de agosto, em frente à prefeitura do centro, um ato de manifesto que contou com a participação de várias lideranças sindicais e centenas de servidores da Secretaria Municipal de Educação, para reivindicar as pautas de negociações que, segundo sindicatos, até o presente momento a prefeitura não se posicionou em relação às propostas da categoria.

De acordo com a professora Zuila dos Santos Assef, coordenadora do Departamento de Aposentados do Sinteac, a paralisação dos servidores é fruto do silêncio da prefeitura de Rio Branco, que até o momento não convocou a categoria para nenhuma negociação.

“Até agora a prefeitura não deu nenhuma resposta à pauta de negociações do Sinteac. A única coisa que eles disseram é que vão negociar a revisão do PCCR, mas que aumento salarial é zero, e zero não vamos aceitar”, destaca.

Segundo a presidente da CUT Rosana Nascimento, a categoria deliberou o dia de ontem para chamar a atenção do prefeito que não está atendendo aos pedidos de negociatas. Segundo a professora, o processo de negociação com a prefeitura está bastante difícil, mas que o sindicato está fazendo seu papel na organização da categoria, e apoiando as bandeiras de luta da classe trabalhadora.

“A prefeitura tem uma proposta, mas a grande dificuldade é que muitas delas não podem ser resolvidas de imediato, ou seja, muitas são indicadas para janeiro de 2010, portanto é um prazo muito esticado. Vamos ver quais as condições que teremos como opção durante esse tempo, e deliberar na categoria, pois o trabalhador tem pressa. Não podemos é ficar de braços cruzados esperando alternativas de fora sem nos posicionarmos”, ressalta.

O secretario de finanças do prefeito Raimundo Angelim, ficou de encaminhar hoje para as lideranças sindicais, um documento com as datas oficiais para a retomada da agenda de negociações, e informou durante a manifestação de ontem, que o prefeito de Rio Branco vai encaminhar um projeto de Lei à Câmara Municipal, para voltar para o salário a diferença de enquadramento que foi retirado do salário dos servidores municipais, e regularizar também, a situação dos funcionários que atualmente recebem a complementação do salário mínimo. Repassando informações da prefeitura, o secretário anunciou aos representantes dos sindicatos, que não haverá aumento linear em 2009.

Atendendo a pedido da presidente da CUT, será enviado uma comissão da prefeitura para vistoriar as dependências do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), para apurar suspeitas de irregularidades e condições de trabalho dos servidores do órgão.


(Lane Valle)

Nenhum comentário: