segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Sinteac cobra respostas


Governo não cumpre acordo com os profissionais da educação e sindicato afirma que resolverá o caso na Justiça

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), Manoel Lima, divulgou na manhã de ontem, na sede do sindicato, a insatisfação da categoria com o não cumprimento do governo nas pautas de negociações realizadas no decorrer deste ano.

Entre as negociações acordados com o governo, ficou estabelecido entre outras coisas o prêmio de valorização profissional para os profissionais da educação que estejam desenvolvendo atividades docentes não-regentes, estabelecendo como data-limite para a conclusão dos trabalhos o mês de agosto, e a promoção de servidores PS e PE, no qual o governo do Acre se comprometeu em efetivar a promoção dos servidores dos quadros em extinção (PS e PE) no mês de julho de 2009. Ambos não foram cumpridos, o que está gerando revolta nos profissionais da área.

Segundo Lima, o governo não apresentou propostas, nem tão pouco justificou ao sindicato os motivos de não ter cumprido com os acordos feitos junto a categoria ainda em julho deste ano.

“Não podemos aceitar essa situação. Se o governo prefere manter o silêncio, nós faremos barulho se for necessário para que desperte nos responsáveis o interesse em fazer valer o direito que eles mesmos garantiram junto a categoria”, destaca.

O presidente ressalta ainda, que apesar de reconhecer alguns avanços nas negociações junto ao governo, lembrar que não foi apresentado nenhuma contra-proposta, nem os acordos já estabelecidos estão sendo cumpridos, que na opinião do presidente, isso acaba fazendo o sindicato ser desmoralizado perante a categoria, já que o sindicato anunciou melhorias na educação e até agora isso não ocorreu.

“Estamos nos reunindo nas três regionais, e não vamos de maneira alguma nos manter no esquecimento. Se o governo não cumprir o que acordou com a categoria, vamos entrar na justiça para fazer valer os direitos dos profissionais em educação”, conclui Manoel Lima.

Publicado em 19 de outubro de 2009, no Jornal Página 20.

Por Lane Valle

Nenhum comentário: